domingo, 12 de maio de 2013

Campeonato Nacional de Estrada - Pedras Salgadas - Uma nova experiência

Esta temporada participei pela primeira vez num Campeonato Nacional de estrada, uma vertente onde a experiência que tinha era praticamente nula, mas que me andava a despertar alguma curiosidade já há algum tempo e assim lá fui eu até à bonita região transmontana de Pedras Salgadas, onde num circuito com cerca de 19km de extensão de disputou a prova.

Foram cinco voltas ao percurso para a minha categoria (Master 30), que perfizeram um total de aproximadamente 90km de extensão de corrida.

Á partida estava um pelotão com mais de cem ciclistas, distribuídos pelas três categorias de Master 30, 40 e 50.

Marcado por duas secções perfeitamente distintas, com uma subida inicial com mais de cinco quilómetros de extensão a uma média de quase 7%, mas com rampas bem inclinadas pelo meio, que era seguida de uma longa zona a descer novamente até à meta, onde a velocidade era elevadíssima e o pelotão atingia um grande comprimento.

Procurei manter-me bem colocado desde o inicio, seguindo no grupo que liderava a prova, que a cada volta e consequente passagem pela subida, ia perdendo elementos devido á dureza do andamento imposto pelos principais candidatos à vitória.

No entanto, e já com quase duas horas de corrida, no topo da subida, cedi também eu alguns metros para o pelotão, que aliados à queda da corrente para fora do pedaleiro, me fez perder ali o contacto com o grande grupo. Isso obrigou-me depois a um grande esforço na longa descida para voltar a entrar no pelotão, objectivo que consegui, mas na volta seguinte paguei esse esforço e a meio da subida perdi em definitivo o contacto com o grupo. Daí para a frente tentei dar o meu melhor, mas rolar a solo durante mais de vinte e cinco quilómetros fez com que perdesse bastante tempo para o grupo que decidiu a corrida, chegando à meta no 29º lugar, a cerca de quinze minutos do novo campeão nacional, José Silva.

Apesar de tudo, o balanço que faço desta experiência é bastante positivo, isto se tiver em conta todos os factores que me levaram até esta corrida e as condições em que alinhei: sem qualquer tipo de preparação específica para uma prova destas, sem descanso nos dias anteriores, ainda com sintomas da gripe que teima em não me largar e... seguir para a prova directo do trabalho...

Foi por isso uma boa prova e uma boa experiência. Acho que andei bem enquanto o corpo o permitiu e numa próxima oportunidade gostava de preparar um pouco melhor a participação numa prova deste género.

Queria agradecer o apoio da Leonor ao longo da prova e dos colegas de equipa Manuel Melo e Daniel Anes e respectivos familiares, bem como de todos aqueles que iam incentivando à minha passagem.

Obrigado também ao António Mesquita pela cedência da bike, ao Hugo Ferreira pelas rodas e à Bike4you pela preparação da bicicleta. Obrigado amigos.

As atenções voltam-se agora novamente para o XCO e para a terceira prova da Taça de Portugal que se disputa já no próximo fim de semana em Torres Vedras.

Classificação Final Campeonato Nacional Master estrada

Pequeno vídeo da prova:



Sem comentários: