domingo, 20 de julho de 2014

Douro Cycling - A primeira prova de estrada em linha

Já em final de temporada, faltava ainda encontrar lugar para uma participação numa corrida de estrada. É uma vertente da qual também gosto muito, mas que ainda não arranjei forma de integrar mais vezes nas minhas temporadas. Pois bem, desta vez na Douro Cycling, fiz a estreia em provas em linha, depois das participações em anos anteriores nos Circuitos de Lousada e mais recentemente, Boavista.

A prova teve cerca de 120km de extensão, com partida e chegada na vila do Pinhão, percorrendo estradas do Douro Vinhateiro, com passagem por S. João da Pesqueira, Barragem da Valeira, Barragem do Tua, Alijó e Sabrosa.

Pelo caminho haviam algumas subidas bem exigentes, sendo a mais dura a da subida após a barragem da Valeira, que atribuiu também um prémio de Montanha.

A corrida foi neutralizada durante os primeiros treze quilómetros, mas logo após o sinal de partida para a roda livre, sucederam-se os ataques na frente do pelotão, com as principais equipas a tentarem destacar ciclistas na frente da corrida, mas com as outras a não o permitirem.
O ritmo até à contagem de montanha foi vertiginoso, com uma descida com piso menos bom entre S. João da Pesqueira e a Barragem da Valeira pelo meio, percorrida muitas vezes acima dos 70km/h.

Tentei seguir bem colocado desde cedo, mas nessa descida o grupo da dianteira, onde seguia, partiu-se e eu não consegui seguir na primeira metade. Tivemos de perseguir até à barragem, onde finalmente conseguimos juntar à frente, mas de imediato começaram as dificuldades novamente, com a subida de 1ª categoria a ser atacada desde cedo.

Procurei o meu ritmo, uma vez que não deu para seguir com os da frente, e lá no topo formamos um grupo com cerca de seis ou sete elementos, em perseguição ao restrito primeiro grupo.
Assim foi até à subida da nova barragem do Tua, onde conseguimos recuperar algum tempo, mas infelizmente o desgate que tive nessa perseguição e uma pequena distracção na chegada ao abastecimento, deixaram-me descolado do grupo onde seguia.

Daí em diante fiz um "contra-relógio" de cerca de 30km, em conjunto com outro atleta que ficou junto de mim, até que fomos alcançados por um pequeno grupo, já a chegar a Sabrosa e ao inicio da descida final para o Pinhão, onde acabei por chegar na vigésima quinta posição da geral e oitava entre os Master 30.

Adorei a experiência e espero poder voltar a correr na estrada em breve.

Galeria de Fotos



Sem comentários: