domingo, 24 de abril de 2016

Taça Regional Porto XCM #2 - Sandim: Primeiro pódio no XCM

Após o inicio da temporada Regional da AC Porto de XCM no Marco de Canavezes, Sandim, Vila Nova de Gaia, recebeu a segunda prova pontuável para esta competição, de onde regressei com o meu primeiro pódio no XCM, um pódio muito especial, pois foi 100% dominado pelo Rompe Trilhos/APCar!

Já havia participado uma vez na Maratona de Sandim, em 2014, pelo que já tinha alguma noção do tipo de percurso que à partida teríamos pela frente, marcado principalmente pelas subidas não muito longas, mas bastante duras, num constante sobe e desce.

A malta das Maratonas arranca para a prova como se de um XCO se tratasse, logo a fundo e não me consegui colocar muito bem nessa primeira fase da corrida. Depois uma queda, felizmente sem consequências fisicas, ainda dentro dos 10km iniciais quebrou um pouco o ritmo e a concentração, mas aos poucos encontrei o meu andamento.
Foto: Sebastião Penas
A certa altura, formou-se um grupo bastante numeroso na perseguição à frente da corrida, devido a uma paragem de parte dos atletas após uma queda num single-track e poucos quilómetros à frente um engano desse grupo grande onde eu seguia ainda baralhou mais as coisas.

A primeira hora de corrida foi percorrida a grande velocidade, acima dos 23km/h médios e entretanto os grupos maiores começaram também eles a fraguementarem-se e aos poucos fui subindo algumas posições na classificação.

O calor começou a fazer-se sentir com cada vez mais intensidade à mediada que o tempo ia passando e para trazer mais alguma dificuldade, a lama que encontramos principalmente na primeira fase da maratona, começou a causar mossa na transmissão da bike e "a coisa estava a ficar feia" até surgir "uma alma" com uma lata de óleo e aí a coisa melhorou bastante até ao final, onde sem ter noção naquele momento, cortei a meta na terceira posição.

Foi bom poucos minutos depois saber que os meus dois colegas de equipa, Daniel Bastos e Miguel Moura, haviam sido primeiro e segundo classificados, perfazendo assim um pódio Master 35 totalmente Rompe Trilhos/APCar, que foi também terceira classificada por equipas!

Obrigado ao staff Cristina Sousa e Clara Moura pelos abastecimentos e à nossa equipa e patrocinadores pelo apoio!


Classificação Master 35

Sem comentários: