segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Circuito Festas de Lousada - Campeonato Regional de Estrada AC Porto

Mantendo a tradição, a Comissão das Grandiosas Festas em Honra do Sr. Dos Aflitos, em Lousada, em colaboração com a  Associação de Ciclismo do Porto, colocaram na estrada mais um Grande Prémio de Ciclismo nas ruas lousadenses, sendo novamente a prova de atribuição dos títulos de campeões regionais nas categorias de Masters.

Este ano a organização decidiu colocar em prova as diferentes categorias separadas em corridas diferentes, ou seja, Cadetes e Juniores na primeira, Masters na segunda e finalmente Sub-23 na terceira, decisão de apludir na minha opinião, mas que pecou pela falta de divulgação antecipada, o que acabou por deixar de fora pelo menos alguns atletas Masters, que não chegaram a tempo da partida...

Tomei a decisão de participar a poucos dias da prova. A época já ia bastante longa e o natural cansaço já vinha causando moça, mas sendo tão perto de casa não quis perder a oportunidade de pelo menos divertir-me um pouco e correr mais uma vez na Estrada, pois são escassas estas provas na nossa zona para a categoria Master.

Quanto à corrida em si, esta acabou por ser bastante calma. O pelotão era curto e não houve muitos ataques.
Durante as dez voltas procurei manter-me no grupo e ajudar no que pudesse o colega de equipa Miguel Moura, que corria "em casa" e dessa forma o objectivo era tentar fazer com que ele estivesse na discussão final. Assim foi, mas na entrada para a derradeira viragem antes da meta, o Miguel "embrulhou-se" com outro atleta e não conseguiu ir ao sprint pela vitória. Vindo um pouco atrás e ao ver aquela situação, tentei a minha sorte, apesar de já ir algo atrasado, mas como o lado da estrada onde me encontrava estava livre, sem ninguém pela frente, dei tudo no sprint, passei três atletas e cortei o risco de meta em terceiro lugar geral e sem saber, ganhei a prova dos Master 30.

Foi das vitórias mais inesperadas que algum dia alcancei.

Correr este circuito em Lousada é sempre bastante especial, pois está sempre muita gente amiga e conhecida a assistir, o que é muito motivador e é a todos eles que também dedico esta vitória, além dos habituais apoios da equipa e patrocinadores.

A finalizar, deixo o "pedido/sugestão" para a realização de mais provas de Estrada para os Masters dentro do calendário da AC Porto, por exemplo junto com as provas que já existem para os Cadetes e Juniores, pois estou certo que existiriam participantes para as mesmas, sendo por exemplo uma boa forma de ajudar na sustentabilidade das provas da formação, a cobrança de uma taxa de inscrição para os Masters, isto, claro, respeitando valores aceitáveis como é natural. Fica a sugestão.

Galeria de Fotos

Sem comentários: