domingo, 21 de janeiro de 2018

Taça Portugal Ciclocross #5 - Ciclocross Internacional de Valongo

O Parque Aventura situado no complexo da Lipor em Ermesinde foi o local que acolheu a quinta e ultima prova da temporada 2017/2018 da Taça de Portugal de Ciclocross, num evento de Categoria 2 do calendário da União Ciclista Internacional que além dos habituais nacionais, contou com a presença de alguns atletas estrangeiros que vieram trazer brio e andamentos especiais a esta corrida.

O local escolhido, permitiu a construção de um circuito muito elogiado, bastante completo, na minha opinião, com subidas duras, zonas mais rolantes, descidas interessantes... Tinha um pouco de tudo e até a chuva veio "apimentar" um pouco mais as coisas, tornando algumas zonas escorregadias e mais técnicas.

Na minha corrida voltei a ter um dia muito positivo, sentindo-me bem desde o inicio, consegui isolar-me e manter um bom ritmo ao longo das quatro voltas ao percurso, tendo apenas um ligeiro percalço durante a terceira volta, quando a corrente da bicicleta que saltou fora da pedaleira ao passar um ressalto do terreno, obrigando-me a parar e ali perder alguns segundos, mas felizmente consegui manter a liderança até ao final.
Na segunda posição terminou o Michel Machado (Vasconha BTT Vouzela) e o Rúben Nunes (ASC) foi o terceiro, resultado que foi suficiente para lhe garantir a vitória final no conjunto dos pontos somados ao longo das cinco provas desta Taça de Portugal.
Quanto a mim, com esta vitória assegurei o segundo lugar final no ranking da Taça.

Apesar de alguns aspectos que julgo deveriam ser revistos em próximas edições, julgo que o balanço final deste primeiro Ciclocross Internacional de Valongo é francamente positivo e espero que esta tenha sido a primeira de muitas edições e que outras organizações possam seguir este exemplo, nomeadamente com a realização de provas inscritas no calendário da UCI, para que consigamos elevar o nível desta modalidade no nosso país e finalmente ser possível começarmos a ter representação portuguesa à altura, nas mais importantes competições internacionais.

Com o fecho de contas desta Taça de Portugal, começamos a sentir que aproxima-se rapidamente o final da temporada e essa sensação estranha de que daqui a poucos dias já estamos a sentir saudades deste ambiente fantástico que se costuma viver nas provas de Ciclocross.

Mas, entretanto ainda podemos desfrutar em mais duas provas e já no próximo domingo temos Open Sentir Penafiel, que também fecha as suas contas em Castelões.

Classificação Master 30

Ranking Final da Taça de Portugal Ciclocross Master 30

Resumo Video UVP-FPC

Sem comentários: