domingo, 29 de abril de 2018

Taça Regional AC Porto XCM #2 - Sanguedo

Depois do arranque em Paços de Ferreira,a Taça Regional de Maratonas da Associação de Ciclismo do Porto teve a segunda prova do calendário em Sanguedo, Vila Nova de Gaia.

Foto: Cristina Sousa
A 8ª Rota Rosa do Adro este ano foi disputada numa manhã marcada pelos aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, que deixaram os trilhos bastante pesados e técnicos e ainda pelo frio, mas este a partir do momento em que foi dado o sinal de partida passou a ser secundário, dado o ritmo que foi logo imposto na frente da corrida.

Este ano o arranque foi de forma diferente de outras edições, praticamente directo aos trilhos de monte, sem grandes possibilidades de colocação e logo a descer.
Fiquei algo atrasado nessa altura, mas assim que os primeiros quilómetros foram ultrapassados, comecei a consegui colocar o meu ritmo e aos poucos fui subindo lugares na classificação.

Boa parte dos trilhos desta zona já eram conhecidos para mim, pois grande parte deles são partilhados pelas organizações de Sanguedo, Sandim e Avintes, tudo maratonas que nas ultimas épocas têm feito parte do calendário regional de XCM e nas quais tenho participado.
Foto: Cristina Sousa
É uma zona onde as subidas não costumam ser muito longas, mas muitas vezes são bastante inclinadas, num sobe e desce constante que com o passar dos quilómetros provoca grande desgaste.

Consegui chegar à luta pelos lugares do pódio já no ultimo terço da prova.
Por essa altura, na liderança da minha categoria (Master 35-39) seguia o colega de equipa Daniel Bastos e eu entretanto alcancei um pequeno grupo onde seguia o segundo classificado, o Vasco Soares e por aí andei até cerca de 5km para o final, até que o Vasco forçou o ritmo e nessa altura não consegui responder com a mesma energia. Acabei por ficar sozinho pois o outro colega que também ia connosco ficou para trás.
Daí até ao final foi controlar o andamento, e acabei assim em terceiro, indo a vitória para o Daniel e o segundo lugar para o Vasco Soares.

Depois do abandono em Paços de Ferreira por avaria, foi bom poder marcar os primeiros pontos nesta Taça Regional de Maratonas e logo com um pódio.

Acabou por ser também um excelente dia para a nossa equipa Rompe Trilhos / APCar, que além da vitória em Master 35-39, conseguiu ainda vencer no 30-35, 40-45 e 45-49!!
Com todos estes resultados, foi natural a vitória colectiva! Parabéns amigos! Não deixa de ser impressionante uma equipa que alinhou com seis atletas, ter cinco no pódio e um no quarto lugar! Bravo!!

Um agradecimento especial a todo o staff da nossa equipa, impecável nos abastecimentos e assistência e ao amigo Miguel Moura (LousaNutrição) que tem sido peça importante na minha preparação.

Quanto à Trek Procaliber RSL, resistiu de forma imaculada ás exigências do terreno e cada vez me sinto mais confiante com a bike. Obrigado Teknovelo.


Classificação Master 35-39


Sem comentários: