Terminada a minha terceira temporada de Ciclocrosse, depois da estreia em 2010 no saudoso circuito de Lordelo, chegou a hora da fazer o balanço destas treze corridas em que participei, distribuídas por Portugal e Espanha, onde alcancei seis vitórias, entre elas os títulos de Campeão Regional do Porto e Minho.
A temporada arrancou com a longa viagem até às Astúrias, onde participei no 2º Ciclocross Villa de Llanes, seguindo-se o arranque da temporada de Ciclocrosse em Portugal, no 2º Ciclocrosse Festival Bike, em Santarém. Daí em diante seguiram-se as corridas das Taças de Portugal e da Galiza e já bem perto do final da época, no inicio de Janeiro, o Campeonato Nacional, onde defendi o título alcançado no ano passado, mas o Marco Sousa surgiu mais forte. Fiquei com a medalha de prata e com vontade de continuar a evoluir para poder estar de novo na luta no próximo ano.
Depois de uma primeira experiência no ano passado em Porriño, este ano consegui participar em mais provas na Galiza, tendo conseguido vários bons resultados, apesar de não ter preparado especificamente nenhuma das corridas, sendo estas participações assumidas como preparação para as corridas portuguesas. Ainda assim ficam em mente, para tentar melhorar no futuro, os dois quartos lugares em Santiago e Mosende e o sétimo em O Rosal. Falhou um pódio, que quase aconteceu em Santiago, onde uma corrente partida me desalojou da primeira posição.
Mesmo participando em apenas quatro das sete provas, classifiquei-me em sétimo na Taça Galega.
Na Taça de Portugal as coisas correram muito bem. A par do Campeonato Nacional, esta era também uma grande aposta, para tentar melhorar o segundo posto da época passada. Esta começou da melhor maneira, logo com uma vitória no exigente circuito de Sobrado. Seguiu-se Famalicão, onde subi ao segundo lugar do pódio, batido pelo Campeão espanhol, José Rodriguez Dominguez. Nessa mesma prova sagrei-me Campeão Regional do Minho.
Depois seguiram-se as passagens por Mirandela, Águeda e Vila do Conde, com três vitórias consecutivas e a confirmação da conquista da Taça de Portugal Master 30, depois do segundo lugar em 2011/2012.
A temporada de Ciclocrosse terminou em Leça do Balio, com mais uma vitória e o título de Campeão Regional do Porto.
Depois de tudo isto não posso deixar de agradecer a algumas pessoas e entidades por todo o apoio que me deram para que esta temporada fosse possível.
Ficam os agradecimentos:
À Leonor, minha esposa, que está sempre comigo e me dá todo o apoio, nos bons e menos bons momentos.
Ao Hugo pela amizade e por todos os momentos que vamos vivendo no dia-a-dia dos treinos e fora deles.
Ao treinador Urbino Santos e à US Elite pela forma como nos orienta e incentiva a chegar sempre mais longe.
Aos amigos e patrocinadores Raimundo Mendonça (Bike4you) e Renato Gaspar (Oficina do Empenado) pela grande ajuda na preparação e recuperação, das bicicletas e do meu corpo!
Ao Luís Silva pela ajuda na nutrição.
À equipa e todos os patrocinadores que tornam possível a existência deste espectacular grupo que é o Rompe Trilhos/US Elite. Obrigado Cristina e Tó Zé.
Aos pais do Hugo pela cedência da auto-caravana, que nos ajudou imenso nas deslocações para as provas.
E a todos aqueles que diariamente me vão incentivando e motivando para dar o meu melhor. É o que sempre procuro fazer: Dar o meu melhor e retribuir todo esse apoio.
Obrigado a todos, do fundo do coração.
Segue-se agora a temporada de BTT-XCO, da qual falarei em breve, logo que tenha tempo para escrever sobre ela :)
Sem comentários:
Enviar um comentário