domingo, 19 de julho de 2015

Campeonato Ibérico de Masters (Estrada) - Vila Pouca de Aguiar

Vila Pouca de Aguiar recebeu a segunda edição do Campeonato Ibérico de Masters, na vertente de estrada, depois da edição inaugural no ano passado disputada no sul de Espanha.

Foto: Alfredo Briga
Sendo uma prova disputada relativamente perto, desde que soube da sua realização que a coloquei no meu calendário, não tanto com objectivos classificativos em concreto, pois sei perfeitamente que o tipo de preparação que tenho não será o mais indicado para este tipo de corridas, mas sim pelo prazer que também me dá correr na Estrada. Gostava de o poder fazer mais vezes, mas como a disponibilidade de tempo não chega para tudo e mesmo assim por vezes ainda tenho de passar por algumas "aventuras" para conseguir estar à partida nas corridas...

Este Campeonato Ibérico foi disputado num circuito com quase 20km de extensão, percurso que já conhecia praticamente na sua totalidade, pois já havia ali corrido o Campeonato Nacional em 2013, marcado essencialmente por uma subida com cerca de 5km à média de 6% de inclinação, mas com algumas partes bem mais durinhas, pois apanhamos alguns "planos" a meio, à qual se segue uma longa e rápida descida, mas que tem de ser feita sempre a pedalar, não havendo por isso muito espaço para "respirar", até porque o pelotão Master não facilita e a corrida vai sempre lançada!

Foto: Alfredo Briga
Logo na primeira volta foi feita uma primeira selecção na primeira passagem pela subida. Consegui manter-me com o grupo da frente, que logo nessa altura ficou reduzido a uns 30 ou 35 elementos.
Na volta seguinte, novos ataques durante a subida voltaram a causar mais mossa nesse grupo e eu fui um dos que não consegui acompanhar o ritmo que estava a ser imposto e com receio de não conseguir terminar a prova, pois nessa altura ainda faltavam quatro voltas, acabei por procurar um andamento mais confortável, num grupo de quatro elementos que acabamos por formar e com o qual rodei até ao final das seis voltas e 118km que compuseram esta prova.

Foto: Alfredo Briga
Objectivo de terminar a corrida cumprido, apesar do tempo perdido para o vencedor em Master 35, Nuno Inácio, que chegou com cerca de 17 minutos de avanço para o nosso grupo, talvez até nem tenha sido uma má prova, pois rodamos quatro voltas num grupo de apenas quatro elementos, que passou a 5 apenas na ultima volta, com as naturais fraquezas face a um pelotão mais numeroso que seguia na frente de corrida.
Contas feitas, terminei em nono, com o mesmo tempo do oitavo. Não foi mau :)

Resta-me agradecer ao António Moreira pela cedência da sua Pinarello (grande máquina mesmo amigo), ao António Mesquita "MoscaBravo" pelo sapatos e à Paula pelos abastecimentos.

Se tudo correr bem, na próxima segunda feira alinho no Circuito das Festas de Lousada, sendo essa a derradeira prova de estrada prevista para esta temporada, mas antes há o BTT Challenge no Românico, já no próximo sábado.

Galeria de fotos

Classificação Master 35



Sem comentários: