domingo, 24 de fevereiro de 2019

Taça Regional AC Porto XCM #1 - Avintes

A edição 2019 da Taça Regional de Maratonas (XCM) da Associação de Ciclismo do Porto arrancou em Avintes, Vila Nova de Gaia, com a realização da "9ª Maratona BTT Broa de Avintes"

Foto: José Rego
Pela frente tivemos um percurso com cerca de 70 quilómetros de extensão, maioritariamente desenhado nas encostas ao lado do Rio Douro, que tornam esta corrida num verdadeiro "rompe pernas", pois se não tem subidas muito longas, tem muitas, curtas, mas quase todas bem inclinadas.
As descidas, essas este ano também estavam espectaculares, sendo bem visível todo o esforço da organização na limpeza e escolha dos trilhos, com passagens por alguns single-tracks espectaculares onde dava para alguns momentos de prura diversão com a Top Fuel.
O sol também não quis faltar e até trouxe algum "calorzinho" quase de Primavera.

Ao nível de marcações. que é onde muitas das vezes surgem problemas com as Maratonas, a opção de usar apenas placas e cal, mostrou ser verdadeiramente uma solução eficaz e cujo exemplo acho que deveria ser seguido por outras organizações, pois seguramente conseguiriam evitar problemas que muitas vezes surgem com a utilização de fitas.

Quanto à minha corrida, andei na luta pelos lugares do pódio na minha categoria até que um pequeno percalço com a corrente já perto do final do segundo terço de prova, me fez perder o contacto com o grupo onde seguia, numa altura importante da corrida, e depois no esforço para tentar recuperar acabei por ceder fisicamente, pagando talvez uma má hidratação.
Chaguei ao final na quinta posição entre os Master 35, pelo que julgo foi um inicio de temporada de Maratonas positivo, e agora há que continuar a melhorar a condição para a longa época que se avizinha.
Colectivamente a nossa equipa esteve muito bem, alcançando o segundo lugar!

Um agradecimento a todo o staff do Rompe Trilhos/Ajpcar, sempre lá no apoio para que nada nos falte e claro aos nossos patrocinadores.

Voltamos a colocar o dorsal já no próximo sábado à tarde, para alinhar na segunda edição das 3h de Resistência BTT em Figueiras, Lousada.


Classificação Master 35

Sem comentários: