domingo, 18 de abril de 2021

Taça de Portugal XCO #1 - Melgaço


Curiosamente, mais de cinco meses após termos estado em Melgaço para o arranque da Taça de Portugal de Ciclocrosse, e de poucos dias depois vermos uma reviravolta nos calendários competitivos, que acabariam com o cancelamento da temporada de CX, regressamos agora em Abril à bela e acolhedora localidade minhota, desta vez para o início da temporada 2021 da Taça de Portugal de Cross-Country Olímpico (XCO), em plena fase de desconfinamento do país e num momento em que todos esperamos que este seja finalmente o começo sem retrocessos do regresso à normalidade das nossas vidas. 
Uma vez mais Melgaço voltou a não desiludir no acolhimento de uma prova da Taça de Portugal. Já por ali tinha corrido várias vezes Ciclocrosse e Maratonas e desta vez foi a minha estreia no XCO.


Para esta prova foi desenhado um circuito praticamente novo face ao ali existente, onde até agora de disputaram algumas provas do Regional do Minho.
Quanto a mim, o resultado final destas alterações foi uma pista muito bem conseguida, caracterizada pela exigência técnica e física, marcadamente por obstáculos naturais do terreno onde está situada, com bastante pedra nalguns pontos e algumas subidas também exigentes.

Tivemos boas listas de participantes em todas as categorias, e no caso da minha, Master 40, alinhamos cerca de 50 corredores à partida para uma corrida disputada em quatro voltas ao percurso.


Felizmente consegui fazer uma prova bastante regular, tendo conseguido assumir a liderança durante a primeira volta, posição que consegui salvaguardar até ao final para assim conseguir a minha primeira vitória com a camisola de Campeão Nacional de XCO envergada, o que naturalmente me deixa feliz.
Na segunda posição terminou o espanhol Ivan Pereira (RS Bike Boiro CC), seguido pelo Marco Macedo (Saertex Portugal- Edeatech) na terceira posição. 


Um agradecimento especial às nossas Directoras Desportivas, Cristina Sousa e Clara Moura por todo o apoio e foi bom poder reencontrar o pessoal da equipa depois de tanto tempo sem nos vermos. 

Parabéns também à organização da prova, que mesmo em tempos difíceis como os que atravessamos, conseguiu colocar de pé um evento de excelente nível.

A próxima prova está agendada para o fim de semana de 1 e 2 de Maio, no circuito permanente do Complexo Desportivo de Lousada, sendo a segunda da Taça de Portugal de XCO.

Galeria de Fotos

Classificação Master 40







Sem comentários: