sábado, 20 de setembro de 2014

Uma vitória e um segundo lugar no rescaldo dos Campeonatos Regionais da AC Porto de Up-Hill e Rampa

Com a decisão de participar na prova de Up-Hill do Campeonato Regional da Associação de Ciclismo do Porto a ser tomada apenas na véspera da prova e a confirmação da de Rampa apenas no dia, não houve portanto qualquer tipo de preparação específica para a disputa destes dois títulos e todo o resultado que ali conseguisse era bem vindo.

Foto: Ana Rita Vigário
A prova de Up-Hill foi disputada na parte da manhã. Segui para Valongo directo do trabalho e já cheguei mesmo em cima da hora. Foi fazer uma subida de reconhecimento do duro e pedregoso percurso, descer e rodar alguns minutos no rolo, para logo de seguida partir, pois os Master 30 foram a categoria que "abriu" a prova.

Talvez ressentindo-me um pouco dos dias de treino anteriores, não consegui encontrar o melhor ritmo na subida. Foi sempre a sofrer e a sentir que não estava a andar no meu melhor. Mesmo assim cheguei ao topo com o melhor tempo até essa altura, faltando apenas chegar o Carlos Monteiro (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão), que vinha a "voar baixinho", mas que furou a cerca de cem metros da chegada. Cruzou a meta com a bicicleta à mão e perdeu a prova por um segundo para mim. Consagrei-me assim Campeão Regional de Up-Hill pela primeira vez.
No terceiro lugar classificou-se o meu amigo e colega de equipa, Miguel Moura.

Depois desta prova decidi regressar a Valongo depois da hora de almoço para disputar o Campeonato de Rampa em estrada.

Foto: Rui Carvalho
Feito o aquecimento e tudo pronto para partir, eis que poucos minutos antes da nossa saída começou a chover com bastante intensidade, trazendo ainda mais dificuldades á já de si dura subida de empedrado até à Capela de Santa Justa.
Arranquei bem e desta vez as pernas estavam a responder um pouco melhor que de manhã, encontrando um bom ritmo, mas sempre a tentar encpntrar as melhores trajectórias para tentar evitar o "patinar" da roda traseira, dada a inclinação e piso molhado, até que a certa altura numa troca de andamento a corrente saltou fora da cassete e enfiou-se entre esta e os raios... Tive de parar e recoloca-la no sitio para seguir a prova.
Lá no alto, cheguei com o segundo melhor tempo, a cinco segundos do vencedor e novo Campeão Regional de Rampa, Carlos Monteiro. O Miguel Moura do meu Rompe Trilhos repetiu o bronze da manhã.

Foram assim os Campeonatos de Up-Hill e Rampa da AC Porto desta temporada. Para o ano espero estar lá novamente a disputa-los. Para já, venha o Ciclocrioss.


Sem comentários: