domingo, 30 de novembro de 2014

Dumbria e Gondomar foram as corridas do fim de semana

O passado fim de semana voltou a ter dose dupla de Ciclocross, com a terceira prova da Taça galega a ser disputada na localidade de Dumbria na manhã de sábado e já no domingo e de regresso a Portugal, foi a vez de me estrear na edição 2014/2015 da Taça de Portugal, em Gondomar.

Foto: Cecília Araujo
Na Galiza, e com uma viagem de cerca de 300km pela frente, a saída para a corrida deu-se bem cedo. Cinco da manhã e já estava na estrada. Em Dumbria encontramos um circuito bastante completo, com um pouco de tudo em termos de dificuldades.

Parti relativamente bem mas não deu para acompanhar o forte ritmo imposto na frente da corrida. Resolvi então gerir a corrida da melhor forma possível, sem perder muito tempo, no entanto à entrada da penultima volta tive um furo na roda da frente, poucos metros após a passagem pela zona técnica... Tive de correr várias centenas de metros com a bike para trocar na segunda ZT e assim poder terminar a corrida, já que um bom resultado ficou logo ali comprometido. Não desanimei e segui. Terminei em décimo, mantendo o sétimo lugar no ranking da Taça galega depois de três corridas.

Foto: Eduardo Campos
Já no domingo foi a vez de fazer a estreia na edição deste ano da Taça de Portugal, depois da ausência em Paredes. A prova disputou-se em Jovim, freguesia pertencente ao concelho de Gondomar, onde a caravana do CX nacional encontrou um curto, mas bem duro circuito, marcado por uma longa subida na fase inicial, seguida de uma longa descida e uma outra zona bastante técnica e com muita lama. Estes ingredientes ajudaram ao espectáculo.

Foto: Eduardo Campos
Na minha corrida o António Rosendo foi o primeiro líder, colocando o ritmo durante praticamente toda a primeira volta. Depois fui eu a seguir na cabeça da corrida durante as duas voltas seguintes, até surgir um forte Nasciso Piñeiro (C.C. Spol), que vindo de trás colocou um ritmo muito forte, ao qual não consegui resistir, até que à entrada para a ultima volta fui passado pelo Guillermo Alvarez (Aquagest C.C.), ficando assim o meu primeiro pódio da temporada de CX composto pelo Narciso Piñeiro no degrau mais alto. Guillermo Alvarez em segundo e eu em terceiro.

Apesar de tudo, acho que acabou por ser um bom resultado, tendo em conta a corrida do dia anterior e o desgaste de 600km e 6 horas ao volante, o corpo até reagiu bem.

Segue-se agora a quarta prova da Taça galega, em Boiro, no próximo sábado.



Classificação Final Trofeo Concello de Dumbria - Master 30:



Classificação completa Dumbria

Classificação Final Taça Portugal Ciclocross - Gondomar - Master 30:



Sem comentários: