domingo, 23 de julho de 2017

Campeonato Nacional XCO 2017 - Sobrado

A corrida mais importante da temporada de XCO, o Campeonato Nacional, disputou-se este ano em Sobrado, num circuito já conhecido para a maior parte do pelotão, que já ali correu provas da Taça de Portugal nas ultimas temporadas.

Para o evento principal do ano, o traçado manteve o figurino, marcado por várias subidas duras, registando apenas a introdução de dois "obstáculos polémicos" naquela que já era a descida mais "complicada" do percurso, sendo de longe o assunto mais comentado nos dias que antecederam as corridas e mesmo durante o próprio fim de semana.
Outra novidade este ano, que para mim também teve bastante influência nas dificuldades do percurso, foi o facto de a prova ser disputada em com tempo seco, que proporcionou uma muito severa degradação do piso, com quase todas as descidas muito escavadas a aumentar ainda mais a exigência aos participantes.

Esperava-se novamente uma bonita corrida entre os Master 30, a minha categoria, com vários atletas a manterem legítimas aspirações ao título nacional.
Parti da segunda linha e procurei evitar as confusões naturais dos arranques. Tive alguma sorte em não ficar retido na confusão e mantive-me bem classificado desde o inicio, entrando depois numa luta pela entrada nos dez primeiros classificados, tendo fechado a corrida no décimo primeiro posto.

Foi o melhor resultado da época a nível nacional até ao momento. Fiz a minha corrida e consegui evitar quedas, coisa que houve em grande número ao longo do dia, e assim regressei a casa com a sensação de que fiz o melhor possível, e quando assim é, fico satisfeito. 

Parabéns ao Ricardo Vicente pela grande vitória e merecido título de Campeão Nacional e ao Ruben Nunes e André Filipe pelas medalhas de prata e bronze respectivamente.

Foi sem duvida um dia especial de corridas aquela que se viveu em Sobrado e para isso contribuiu muito também o elevado numero de publico que esteve a assistir ás corridas e criou um ambiente realmente impressionante. É sepre bom estarmos em prova a dar tudo e sentirmos o apoio de quem está do lado de fora. Obrigado!

Obrigado também à minha equipa Rompe Trilhos / APCar e todos os seus patrocinadores, bem como ao nosso staff, que tudo faz para que nada nos falte.
De parabéns estão também os colegas de equipa Miguel Moura, que conseguiu um fantástico quinto posto e o António Passos, sétimo, ambos entre os Master 40.
Obrigado ao Miguel pela cedência da sua maravilhosa bike suplente, que também ele se portou lindamente na corrida.

Passou assim uma semana, em que tive também cá por casa o Leandro Escobar e o Vítor Pereira da equipa açoreana Ribeirinha Ativa / Ourivesaria Olímpio, que vieram para participar neste evento. Passamos bons momentos e são de facto estas experiências que ficam para sempre nas nossas memórias.

Depois deste Campeonato Nacional, a época segue agora para a sua fase final e a próxima corrida será já no dia 31, no Circuito das Festas de Lousada, onde no ano passado conquistei o título de Campeão Regional. Vamos ver como corre este ano :)


Classificação Master 30



Sem comentários: