domingo, 20 de maio de 2018

Taça Portugal XCM #1 - Mêda 100 Marathon

Sete anos depois da minha ultima presença em Mêda, voltei aquela localidade, para participar na primeira prova da Taça de Portugal de Maratonas (XCM) 2018.

Foto: Eduardo Campos
Em 2009 havia participado na primeira edição da então "Rota Histórica de Casteição" e no ano seguinte a prova pontuou para a Taça Regional da AC Porto de XCM, mas nesse ano não terminei devido a dois furos simultâneos em ambas as rodas.
Em 2011 a prova voltou a subir de nível, sendo palco do Campeonato Nacional de XCM onde voltei a marcar presença, mas desde então não voltei a Mêda, que entretanto foi subindo patamares, passando há vários anos a fazer parte da Taça de Portugal e também do calendário UCI Marathon.

Para a edição 2018 o percurso contava com cerca de 96km de extensão.

O dia em Mêda amanheceu com céu azul e sol no horizonte, deixando prever que teríamos pela frente um dia com algum calor.

Foto: Eduardo Campos
Dado o sinal de partida, como sempre o pelotão arranca a alta velocidade, pois toda a gente procura a melhor colocação.
Para mim, não tendo experiência neste tipo de distâncias e com poucas referências sobre o andamento, procurei encontrar o meu ritmo após a confusão inicial, de forma a tentar fazer uma prova sem sobressaltos, e julgo que as coisas até estavam a correr bem, mas nem 1km após o primeiro abastecimento, passei por cima de algo que provocou um rasgo no pneu traseiro da bike.
Parei para tentar resolver o problema, mas não estava a conseguir e depois de vários minutos de tentativas sem sucesso, ia abandonar a corrida, até que surgiu o colega de equipa Augusto Midão que parou e se prontificou para ajudar.
Conseguimos colocar uma câmara e decidimos prosseguir então em prova, apesar de termos perdido bastante tempo, mas iríamos tentar fazer o nosso melhor e assim foi.
Aos poucos fomos alcançando alguns grupos e recuperando algumas posições.

Foto: Eduardo Campos
Sem mais percalços até ao final, deu para concluir a prova em 4h58m e no 19º posto entre os Master 35.

Gostei do percurso e de voltar a passar nalguns sítios onde já não passava há muito tempo.

Foi um fim de semana bem passado com a equipa, sempre impecável para que nada nos falte!|Obrigado à malta e a todos os patrocinadores!
Obrigado também ao "Gusto" por ter abdicado da sua corrida para ajudar, primeiro o Daniel Bastos e depois a mim mesmo, numa altura em que eu já tinha decidido abandonar.

Voltamos a juntar-nos já no próximo fim de semana, em Tabuado, para a terceira prova da Taça Regional da AC Porto de XCM.

Classificação Master 35


Sem comentários: