domingo, 10 de junho de 2018

Campeonato Nacional XCM - Melgaço

Foi na extremidade a norte de Portugal, na maravilhosa zona de Melgaço, que este ano se disputou o Campeonato Nacional de Maratonas (XCM), numa prova digna de uma competição deste nível, com um percurso duro e selectivo que deu a conhecer os Campeões Nacionais 2018.

O percurso, com quase 90km de extensão e cerca de 2700m de desnível acumulado de subida, percorreu trilhos e estradões das serras envolventes a Melgaço, marcado por algumas subidas longas e terreno pesado em muitas partes devido ás chuvas das ultimas semanas.

Cumpri o objectivo principal, que era terminar esta importante corrida, finalizando em nono no escalão Master 35, o que me deixa bastante contente, pois o nível competitivo nesta vertente está fortíssimo e a minha experiência em provas desta distância é pouca.

A corrida foi sempre muito atacada desde os primeiros quilómetros. Eu procurei encontrar um bom ritmo desde cedo, mas uma queda depois de uma escorregadela na lama logo nos primeiros quilómetros podia ter complicado as coisas, mas felizmente não foi grave e aos poucos fui recuperando algumas posições.

Entre o segundo e o terceiro abastecimentos tive um pequeno problema com o selim, que se moveu e forçou uma paragem na ZA3 para o reposicionar (obrigado Bruno Magalhães!) e daí em diante segui quase até ao final com o amigo e treinador Miguel Moura, e juntos fomos ultrapassando bastantes atletas, principalmente na subida mais longa da prova, onde cheguei ao Top 10.

Ainda andei alguns quilómetros la luta pelo oitavo lugar, mas o Adriano Fernandes (Bicisintra) foi mais forte e assim terminei em nono. 

O novo campeão nacional XCM Master 35 é o Carlos Gomes da equipa Viveiros Vítor Lourenço. A medalha de prata foi para o Carlos Ramos (ACCM BTTeam) e a de bronze para o Ricardo Gonçalves (Lamigroup/Casa do Benfica de Castro Daire)

Foi um grande fim de semana para equipa, que conseguiu colocar todos os cinco atletas entre os dez primeiros das respectivas categorias e ainda trouxe duas medalhas de bronze com o António Passos em Master 45 e o Miguel Moura em Master 40!

Obrigado Rompe Trilhos / APCar por todo o apoio e pelos fantásticos momentos de convívio e amizade!




Classificação Master 35


Sem comentários: