domingo, 20 de junho de 2021

UEC MTB Marathon Masters European Championships - Evolène

Novidade nesta temporada foi para mim a estreia em Campeonatos da Europa de Maratonas (BTT-XCM) e quis o destino que fosse numa prova ímpar, o Raid Evolenard, disputado em plenos Alpes Suíços.

Trata-se de uma prova já com bastante tradição no calendário internacional da modalidade, que ao longo dos anos atrai a participação de muitos dos melhores especialistas.
Este ano, ao ser a prova escolhida pela Union Européenne de Cyclisme (UEC) que atribuiu os títulos Europeus da modalidade, o evento "puxou dos galões" e proporcionou uma corrida épica.


Bastaram pouco mais de 70km de extensão de percurso para termos mais de 3200 metros de acumulado positivo de subidas, e como tudo o que sobe, também desce, tínhamos também quilómetros de single-tracks super técnicos a descer. Tudo isto, numa prova em que o ponto mais baixo era o da zona de partida e meta, a uns já respeitáveis 1400 metros de altitude, sendo que ao longo do percurso fomos várias vezes acima dos 2200.


Com um "cardápio" destes, optei por tentar fazer uma corrida de bastante gestão desde o início, pois o grande objectivo era mesmo o de terminar, coisa que a certa altura chegou a estar em causa, pois de até metade da prova senti-me bastante bem, apenas com uma queda ligeira a causar um pequeno susto, na entrada para a ultima e mais longa montanha, as forças começaram a faltar, mas felizmente consegui manter a calma, encontrar o ritmo mais adequado e isso permitiu-me chegar ao final, num dia muito especial para o Amigo António Passos que conseguiu uma espectacular medalha de bronze na categoria Master 50-54!

Foi uma grande experiência na companhia dos amigos António Passos e Miguel Moura, com quem fiz grande parte da prova, até quebrar, e com o nosso grande staff Cristina Sousa, João Passos e Clara Moura, a quem agradeço toda a ajuda e apoio ao longo do fim de semana.

Agradeço também todo o importante apoio logístico e emotivo do meu irmão, Nuno Matos e da sua companheira Jéssica Simões.

No final, para registo ficou um 10º lugar para mim e um 9º para o Miguel Moura, ambos nos Master 40-44.

Adorei visitar a Suiça, um país maravilhoso para a prática da modalidade, com trilhos e paisagens de cortar a respiração!

Galeria de Fotos

Classificação Master 40-44



Sem comentários: