segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Campeonato Nacional de Ciclocrosse: Do sonho à realidade

No pódio, com Ricardo Sênos e Carlos Monteiro
Confesso que nesta altura não me saem as palavras para descrever o que me vai na alma após a disputa e conquista do Campeonato Nacional de Ciclocross - Master 30 2011/2012, ontem, em Guimarães.

Desde que tomei contacto com esta espectacular vertente do Ciclismo que fiquei apaixonado por ela, não só pelo espectáculo que é em si, uma prova de Ciclocrosse, mas também pela sua exigência. Tinha o sonho, de um dia, subir ao pódio e envergar a camisola de Campeão Nacional. Um dia, daqui por uns anos, quando tivesse mais experiência...

Mas o facto é que esta temporada, principalmente este inicio de ano, tem sido fantástico para mim. O corpo tem reagido bem aos treinos e nas corridas as coisas têm-me saído bem. 
Depois da vitória na ultima prova da Taça de Portugal em Vila do Conde, também ela a surgir de forma inesperada, a semana que se seguiu foi vivida com a cabeça quase sempre neste Campeonato Nacional. Sabia que tinha feito o meu trabalho de casa na sua preparação da melhor forma que o pude fazer, mas sabia igualmente que em pista teria de bater atletas de grande valor.

A chegada à Meta
Não arranquei muito bem, mas a cerca de metade da primeira volta consegui chegar junto da frente da corrida e nessa altura tentei a minha sorte. Depois de chegar à liderança dei o meu melhor durante as seis voltas a um enlameado e pesado circuito, procurando distanciar-me dos adversários que vinham na perseguição.

Esta foi a minha segunda vitória em dois fins de semana consecutivos, mas esta teve o sabor especial de permitir escrever o meu nome na lista de Campeões Nacionais de Ciclocrosse, ao lado de grandes atletas e envergar a camisola com as listas da bandeira nacional na próxima temporada. É um sonho tornado realidade.
Parabéns a todos os Campeões nas restantes categorias. Foram corridas bonitas de se ver.

Sem o apoio dela, nada disto seria possível :)
Não posso deixar de agradecer o apoio de todos aqueles que me ajudaram a chegar até aqui. A Leonor, companheira de todos os momentos. Sem o seu apoio nada disto seria possível. O Urbino Santos, treinador e amigo. O Hélio Bragança, que me orienta na suplementação/alimentação. Os colegas de equipa, que estão sempre lá, a incentivar e a apoiar uns aos outros, mesmo nas alturas em que começamos a desmotivar. Hugo, Miguel, Marco... habituais companheiros de treino. Obrigado por tudo, vocês são impecáveis.
Um agradecimento também aos patrocinadores que permitiram a formação desta equipa, em especial ao Luis da Bike4you, pela paciência que por vezes tem para nos "aturar" com as bicicletas, quase todos os dias. Muitos mais nomes haviam para enunciar aqui, mas vocês sabem quem são e não esqueço o vosso apoio.

A época de Ciclocrosse 2011/2012 está a chegar ao final. Falta apenas disputar o Campeonato Regional do Porto no próximo fim de semana. Domingo lá estarei, em Leça do Balio, para dar o meu melhor.

Classificações finais

Fotos: Sérgio Figueiredo e Lousada BTT/Gémeos Ferreira/Bike4you

Pequeno resumo em imagens da prova:




Resumo RTP 2:

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Roger! Se há alguém que se dedicou a esta modalidade foste tu! Fui acompanhando deste lado! Forte abraço!

MALHOS disse...

BOAS...
ANTES DE MAIS DEIXA TE DIZER QUE APESAR DE NAO TE CONHECER BEM E SER DA POVOA DE VARZIM TENHO TE SEGUIDO AQUI NO BLOG E NAS PROVAS DE CICLOCROSS ONDE PARTICIPEI NA PROMOÇÃO.

ESSA CAMISOLA QUE AGORA ENVERGAS E ONDE FICARA PARA A HISTORIA,DEMONSTRA TODO O TEU EMPENHO E UM CONFIRMAR DO TEU CREXENDO DE FORMA.

PÁRABENS E CONTINUA PORQUE ASSIM AINDA IRAS TRIUNFAR MAIS VEZES...

Rogério disse...

Obrigado amigos :)