domingo, 3 de maio de 2015

Douro Granfondo: 175km de beleza e dureza

E pronto, está cumprido o objectivo de completar o meu primeiro Granfondo. Foram 175 km pedalados por entre vales e vinhas do Alto Douro Vinhateiro, num evento de dimensão realmente impressionante. Nunca tinha pedalado com tanta gente :)

Foto: Miro Cerqueira
O domingo amanheceu cinzento, com a chuva a aparecer durante a viagem de Penafiel até à Régua. Apesar disso até não estava muito frio.
Já tinha levantado o kit e dorsal na véspera, por isso, foi chegar, preparar a bike e seguir para a box de partida. Nesta altura a maior duvida era mesmo a de levar ou não levar o impermeável. Escolhi a segunda opção e não me arrependi, pois apesar do inicio chuvoso a coisa até se compôs para o resto da manhã.

Os primeiros quilómetros, percorridos sempre com o rio Douro ao lado em direcção ao Pinhão, foram sempre a alta velocidade. Na partida tinha mais de 1000 ciclistas à minha frente e queria colocar-me o melhor possível até à entrada da subida para S. João da Pesqueira. Foram cerca de 45 minutos a rolar bem, com um ou outro "susto" pelo meio, pois a estrada parecia pequena para tanta gente a querer chegar-se para a frente, mas lá iniciei a subida com cerca de 45 segundos a um minuto da frente do pelotão.
A partir daí procurei encontrar o meu ritmo e no final da subida seguia integrado num grupo com quem rodei até cerca de 2km de Alijó, onde "encontrei o homem da marreta" e descolei do grupo...

Foto: Vânia Faria
Já levávamos cerca de quatro horas de andamento por essa altura, coisa que nunca faço nos meus treinos e assim a partir dai decidi desligar-me da "corrida" e rolar num ritmo confortável que me permitisse chegar até ao final na Régua. Foram cerca de 70km quase sempre a solo, onde perdi muito tempo para os primeiros, mas consegui alcançar o objectivo de terminar e não ter de desmontar em nenhuma subida, mesmo naquela que tinha uma lona a dizer "Bem vindo ao Inferno" a subir para Armamar! :)

Conclui os 175km com 6h17s de andamento, em 127º da geral e 61º Master 30

Foi mais uma grande experiência, onde encontrei alguns amigos e ainda tive o privilégio de ter comigo a família. Agora o próximo Granfondo é já em Junho, no Gerês :)

Entretanto as atenções regressam ao BTT, com a Taça de Portugal de XCO no dia 17 a ser disputada no Fundão.

Sem comentários: