domingo, 21 de outubro de 2018

Fim de semana no Circuito Deputación de Burgos: Medina / Villarcayo

Foto: Rueda Lnticular
Já há uns dois ou três anos que tinha em vista a participação no fim de semana "típico" do Ciclocross espanhol, que incorpora as corridas de Medina de Pomar e Villarcayo, duas localidades vizinhas pertencentes à província de Burgos, que incorporam o "Circuito Deputación de Burgos", que havia tido a sua primeira prova há uma semana, em Fresno de Rodilla.

Nas ultimas épocas, de ano para ano vão-se batendo recordes de participação nestas duas corridas e este ano creio que o número global máximo voltou a ser superado, com largas grelhas de partida em qualquer das categorias em prova.
É impressionante a forma como os espanhóis vivem o Ciclismo e o Ciclocross em particular, com muitas famílias completas a viajarem de auto-caravana para as corridas, "respirando a modalidade" desde o mais novo ao mais velho.

Foto: Rueda Lenticular
A nível organizativo nota-se também grande qualidade, quer no capítulo desportivo, quer em termos de circuitos e condições dos mesmos, quer em termos de infraestruturas de apoio à prova, ou não estivéssemos a falar de dois "clássicos" do CX espanhol, pois Medina teve a sua décima quinta edição e Villarcayo a décima sexta...
Enquanto aguardamos o arranque da temporada em Portugal, continuamos a acumular ritmo e experiência nestas provas espanholas.

No sábado em Medina, tínhamos pela frente um circuito praticamente plano, mas com piso seco, muito arenoso e solto, tornando-o muito técnico ao nível da condução.
Foto: Luz Iglesias
Sem ranking, fiquei nas ultimas linhas da grelha de partida de um pelotão de mais de oitenta e cinco atletas, sendo portanto de antever uma corrida de alguma paciência para tentar evitar confusões na primeira parte da corrida, tentando ao mesmo tempo ir ganhando algumas posições. E assim foi, até que a meio da corrida acabei por me envolver numa queda aparatosa que me deixou algo combalido por alguns minutos e boa parte do esforço de recuperação feito até então ficou hipotecado. Por essa altura já rodava nos trinta primeiros, mas acabei por baixar alguns lugares...

Entretanto as dores começaram a acalmar e voltei a encontrar um bom ritmo, para recuperar novamente, dando para chegar até ao 23º lugar final, numa corrida ganha pelo campeão espanhol José Domingo Cadavieco, corredor com o qual já havia corrido no mundial do ano passado na Bélgica.

Foto: Luz Iglesias
Já no Domingo, em Villarcayo, outro circuito situado num parque ao lado do rio, mas este com piso bem mais compacto e rápido, intercalado com zonas de relva e um longo trecho de areia.

Saindo novamente do meio do pelotão, foi mais uma corrida de trás para a frente, mas desta vez sem percalços, o que me permitiu ir subindo posições  e baixando tempo de volta para volta, à medida que ia tendo menos "tráfego" pela frente. Consegui entrar no top 10, fechando a corrida no nono posto, mas mais que os resultados, neste fim de semana o mais importante foi mesmo o desfrutar do enorme ambiente em torno do CX e a experiência que conseguimos adquirir em
corridas deste nível e que espero possa vir a dar o contributo para a época que entretanto vai arrancar em Portugal.
O José Domingo Cadavieco voltou a estar imbatível e somou o segundo triunfo do fim de semana.

Não quero finalizar sem referir o apoio e carinho por parte dos espanhóis, que fui sentindo nestes dois dias vindo do lado de fora das fitas dos circuitos, o que ainda me deixa com mais vontade de regressar no próximo ano.

Galeria de Fotos - Medina de Pomar
Galeria de Fotos - Villarcayo

Classificação Master 30 - XV Ciclocross Ciudad Medina de Pomar


Classificação Master 30 - XVI Ciclocross Villarcayo








Sem comentários: