domingo, 19 de janeiro de 2020

Campeonato Regional Ciclocrosse AC Porto / Superliga Ciclocrosse #3 - Rebordosa

Depois de três meses de competição e após quinze corridas, dei por terminada a temporada de Ciclocrosse, com a participação no Campeonato Regional da Associação de Ciclismo do Porto, em Rebordosa, prova que encerrou também as contas da Superliga.
No final conquistei o título em Master 40 e venci também o ranking da Superliga.

Foi o terceiro ano consecutivo que o Parque do Rio Ferreira, em Rebordosa recebeu o Ciclocrosse e de todas as edições até agora, esta foi na minha opinião a  melhor, fruto de algumas novidades e alterações introduzidas no circuito e também do importante incremento ao nível de logística que encontramos.

Foto: Cristina Sousa
Alinhamos quinze corredores na prova de Master 40, numa manhã bastante fria, mas com o sol a brilhar. No entanto o circuito apresentava-se muito escorregadio em algumas zonas, com alguma lama provocada pelas chuvas dos dias anteriores.

Parti bastante bem, evitando confusões e quedas nas primeiras viragens, rodando na segunda posição, com o Afonso Ferreira a impor o ritmo inicial, até que resolvi atacar a frente da corrida e tentar impor o meu ritmo.

Consegui isolar-me e aos poucos fui ganhando vantagem na frente da, conseguindo vencer a prova e assim sagrar-me campeão regional e vencedor da Superliga.

O Afonso Ferreira terminou em segundo e foi o espanhol Jesus Rocha (CC De La Fuente) quem fechou os lugares do pódio, na terceira posição.

Os meus colegas de equipa também estiveram muito bem, sendo de destacar os títulos alcançados pelo Augusto Midão nos Master 30 e pelo António Passos nos Master 50 e  ainda de referir o terceiro lugar do Manuel Monteiro na minha categoria.

Esta foi também uma corrida especial, pois marcou o final de carreira como atleta do meu grande amigo António Moreira, que após mais de trinta anos de competição de ciclismo, decidiu "desligar o chip competitivo" para se dedicar à modalidade do lado de fora das fitas, decisão em relação à qual lhe desejo a melhor sorte e que acima de tudo continue a engrandecer o Ciclismo e o Ciclocrosse em particular. 

Esta foi sem dúvida uma temporada memorável, com vitórias em Portugal e resultados muito motivadores fora do país, em Espanha e no Campeonato Europeu em Itália.



As vitórias na Taça de Portugal e o ponto alto com a conquista do Campeonato Nacional, naturalmente deixam-me muito feliz!

Mas seguramente que nada disto seria possível sem o apoio próximo que tive e senti de algumas pessoas e entidades que aqui gostava de destacar:




Antes de mais a Leonor e a Marisa, que além de serem as mais afectadas com as minhas muitas ausências, são também aquelas que mais me acarinham nos bons e menos bons momentos. Em casa, umas vezes "fisicamente" nas provas, outras não. Mas estão "sempre lá"! ❤️❤️🙏
Entretanto desde há duas épocas vem sendo o responsável pela programação do meu dia-a-dia de treinos através do seu projecto Lousanutrição ao qual estou grato por todo o empenho que me tem permitido evoluir como atleta e a contribuir para os resultados.
Todos juntos somos uma ENORME equipa! Obrigado amigos!


Amigo de longa data. Foi com o Miguel que me iniciei neste mundo da competição de Ciclismo há dez anos.
Os meus "companheiros de viagens, aventuras e momentos inesquecíveis" António "Custóias", PaulaMarcio aos quais se juntaram nas provas nacionais a "segunda família" Rompe Trilhos / AJPCar , que aos poucos vai inscrevendo mais atletas nesta maravilhosa modalidade.
Importantíssimo também tem sido sem duvida o apoio do Nuno e da Teknovelo - Technology and Bicycles que me permitem dispor das excelentes Trek Bicycle #Boone e #Crockett , dos componentes 🔝 da Bontrager e ainda da ajuda, paciência para me aturar, e dos melhores serviços de mecânica do Roberto e de Massagens e recuperação do António Soares - Osteopata
Estes foram aqueles que estiveram mais próximos, mas bastantes mais houve e a esses peço desculpa por não estar aqui a mencionar todos, mas isso iria dar um texto ainda mais longo do que já vai! Por isso e vocês sabem que são, OBRIGADO amigos por todo o apoio!
Mas as corridas também não existiam se não houvessem adversários em pista e a esses estou grato pelas lutas saudáveis que vamos travando dentro das fitas dos circuitos semana após semana! Posso dizer que tenho muitos deles como amigos! Desporto é isso mesmo! Amizade e Respeito mútuo!

Terminado o Ciclocrosse, as atenções viram-se agora para o BTT!


Classificação Master 40


Sem comentários: