sábado, 26 de setembro de 2020

Campeonato Nacional XCO - Anadia


A pista de permanente de Cross-Country Olímpico do Centro de Alto Rendimento da Anadia, situada na localidade de Tamengos, nas imediações do centro termal da Curia, foi a sede do Campeonato Nacional de XCO 2020, um ano que já ficava na memória pelo momento que vivemos nas nossas vidas em tempos de pandemia, mas que agora também fica por ser o ano em que alcancei a minha primeira medalha de ouro em nacionais de BTT.

São sempre momentos especiais estes que se vivem em torno dos Campeonatos Nacionais. É a corrida que mais que outra qualquer todos querem vencer, mas tal como em qualquer outra, só um tem essa felicidade.


A nível de corridas nacionais, neste ano de estreia na categoria Master 40 e com todas as condicionantes que provocou a Covid-19, chegamos a esta prova com apenas duas Taças de Portugal realizadas. A primeira em Março, ainda antes de toda esta confusão, onde alcancei um segundo lugar em Vila Franca, depois de liderar boa parte da corrida, e a segunda Taça, disputada há duas semanas em Guimarães, onde alcancei o terceiro posto.

À chegada a este Campeonato Nacional, julgava ser realista a possibilidade de estar na luta por uma medalha, e sendo sempre um dia especial, quem sabia de a primeira vitória em provas de XCO a nível nacional também não poderia mesmo acontecer... E aconteceu mesmo!

Acho que consegui realizar uma corrida quase perfeita, sem grandes erros, liderando a mesma desde a segunda das cinco voltas que tivemos de percorrer ao circuito e aos poucos consegui ir aumentando a vantagem para o Marco Macedo e para Hugo Moreira que terminaram a prova na segunda e terceira posições respectivamente.


Apesar da prova ser vedada ao publico, foi muito bom sentir os incentivos e apoio das pessoas presentes no circuito, bem como a fundamental ajuda do staff da equipa, que não deixou que nada me faltasse antes, durante e após a prova. Obrigado a tod@s!


Não quero terminar sem agradecer também o apoio "dos do costume": Família, que me ajuda no dia-a-dia e ainda compreende as minhas ausências, treinador e amigo Miguel Moura, e os patrocinadores, que nos permitem ter as condições que temos para alinhar nas corridas e ainda felicitar os meus companheiros de equipa pelas respectivas prestações! 

E por falar em corridas, a próxima é outro Campeonato Nacional, mas agora da vertente XCM (Maratonas), em Condeixa, no próximo dia 11.

Galeria de Fotos

Classificação Master 40



Sem comentários: