sábado, 9 de novembro de 2019

UEC Cyclocross Masters European Championships - Silvelle

Foto: UEC
Ausente de participação em Campeonatos da Europa desde 2014, este ano regressei ao evento principal de Ciclocrosse da Union Européenne de Cyclisme.
A prova decorreu na localidade italiana de Silvelle di Trebaseleghe, de onde regressei com um quinto lugar a categoria Master 40-44 depois de uma corrida com as mais difíceis condições que realizei até hoje!

O Ciclocrosse em Silvelle tem uma enorme tradição com mais de quarenta anos desde a primeira edição, e por lá já passaram vários dos grande nomes internacionais da modalidade. 
Este ano, as condições atmosféricas tornaram o traçado com cerca de 2700 metros de extensão num autêntico lamaçal, obrigando a uma corrida extremamente lenta e fisicamente avassaladora, pois cerca de 80% do percurso era feito com a bicicleta no ombro, tal era a quantidade de lama que nos impedia de progredir a pedalar.

Foto: UEC
Alinhamos quarenta e quatro corredores, de onze nacionalidades.
Parti bastante bem e apesar da confusão do "trânsito" nos momentos iniciais, desde cedo que rodei dentro dos cinco primeiros, tendo andado em quarto durante mais de uma volta, mas não deu para aguentar essa posição até ao final... O ritmo dos da frente ia fortíssimo e numa prova com estas características, fazer trocas de bicicleta era muito importante, tal a quantidade de lama que se acumulava. Mas, com logística reduzida, tal não foi possível e houve que fazer uma boa gestão da máquina para conseguir chegar ao final da prova. 
Felizmente a Trek Boone aguentou toda a dureza, sempre a funcionar, apesar da carga extra de lama que transportava, que a deixava quase com o dobro do peso!

Foto: Leonor Marques
Os meus parabéns ao Augustin Navarro Vidal pela sua justa revalidação do título europeu e ao Raul Ballester e Pius Stuckl pelas medalhas de prata e bronze respectivamente.

Este quinto lugar final foi assim o meu melhor resultado de sempre em provas deste calibre e neste momento não posso deixar de agradecer a todos aqueles que de uma ou outra forma contribuem para que seja possível estar a competir neste nível.
Foi a primeira vez que tive a companhia nestas aventuras internacionais da Leonor e da Marisa e isso é sempre um factor extra de motivação e só lhes posse estar grato por todo o apoio que dia-a-dia me dão e pela compreensão em muitas ausências que tenho.
Um grande agradecimento também é Teknovelo, Trek e Bontrager por me colocarem a Trek Boone sempre impecável e para que nada me falte.
Obrigado amigo Miguel Moura pela orientação nos treinos e equipa "família" Rompe Trilhos - Ajpcar e patrocinadores pelo apoio.
Foi também muito bom sentir o apoio e entreajuda da restante "comitiva" portuguesa, composta pelo companheiro de sempre nestas aventuras António Moreira e Paula Costa e ainda pelo Campeão Nacional Afonso Ferreira e pelo Marc Duarte. Obrigado amigos!

Agora é tempo de voltar a centrar as atenções nas corridas em Portugal, pois já no próximo fim de semana temos a terceira prova da Taça de Portugal, a disputar no Campus do IPB em Bragança.



Classificação Master 40-44


Sem comentários: